No 35Âș Congresso Brasileiro de AgĂȘncias de Viagens, destaque para as açÔes do PROAGĂNCIA e o lançamento do novo PORTAL ABAV, no dia 26 de outubro
Duas instituiçÔes referenciais em Ăąmbito nacional â SEBRAE E ABAV â firmaram parceria, hĂĄ quase dois anos, atravĂ©s do PROAGĂNCIA (Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e OperaçÔes TurĂsticas) para melhorar a qualidade e incrementar a competitividade das AgĂȘncias de Viagens do paĂs. Fatores como crise aĂ©rea, cĂąmbio desfavorĂĄvel, corte nas comissĂ”es por parte das companhias aĂ©reas e o impacto da Internet no mundo dos negĂłcios do turismo contribuĂram para a tomada de decisĂŁo. Era preciso repensar e reordenar, em profundidade, todo o funcionamento do setor.
O primeiro passo foi a realização de uma pesquisa ampla, para se tomar conhecimento da realidade. A partir deste documento, divulgado em 2006 no 34Âș Congresso Brasileiro de AgĂȘncias de Viagens â Feira das AmĂ©ricas, foi possĂvel estabelecer metas e planejar estratĂ©gias, incluindo treinamento para a equipe gerencial, administrativa, tĂ©cnica, operacional e comercial das AgĂȘncias de Viagens.
O passo seguinte foi a realização, em todas as capitais brasileiras, do FĂłrum de GestĂŁo para Gestores â um programa presencial dedicado a despertar, instigar e provocar mudanças de atitude ante o novo cenĂĄrio. Cerca de 800 Agentes de Viagens participaram, credenciando-se para a prĂłxima etapa, que foi o Curso de GestĂŁo de Processos, atravĂ©s de e-learning, via web.
Ao mesmo tempo, o PROAGĂNCIA incumbiu-se de preparar o lançamento, no 35Âș Congresso Brasileiro de AgĂȘncias de Viagens (de 24 a 27 de outubro, no Riocentro), do novo PORTAL ABAV. No entendimento do diretor do ICCABAV, Antonio Azevedo, âa inovação surge com a proposta de ser um dos principais portais de turismo do paĂs e vai reunir facilidades tecnolĂłgicas tanto para agĂȘncias e seus fornecedores como para os consumidoresâ.
Azevedo acrescenta que âos diferenciais representam a inserção do Agente de Viagens no processo entre o turismo e o destino, o acesso aos operadores, companhias aĂ©reas, hotelaria, locadoras e demais serviços, e o de relacionamento com a associação e o universo dos agentes. Nesta triangulação B2C, B2B e A2A (Business to Consumer; Business to Business e Agent to ABAV), estaremos abrigando ferramentas de uso direto e imediato para os agentesâ.
Dival Schmidt, coordenador nacional da carteira de projetos de Turismo do SEBRAE Nacional, reitera o compromisso da sua instituição em tratar o Turismo como segmento de prioridade absoluta para a entidade. Sobre a parceria com a Abav que resultou no PROAGĂNCIA, ele afirma que âo SEBRAE acredita e aposta no Turismo como atividade sustentada. Atualmente, o segmento responde por 10% da riqueza gerada no mundo. O Brasil ainda estĂĄ longe deste patamar, o que mostra que ainda temos muito que fazer pelo Turismoâ, assegura. |